sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Povo da Bahia!


O povo baiano é uma corrente de espíritos falecidos no Nordeste do Brasil, principalmente na Bahia, bastante conhecida e disseminada, pois pouquíssimas tendas não lidam com ela. A explicação é a de que, sendo a Umbanda uma religião baseada na mediunidade sua finalidade é a de oferecer campo e ambiente para a manifestação de todo tipo de espíritos. Como no astral os irmãos desencarnados, a exemplo 
do que acontece aqui, se agrupam por afinidade, também se manifestam e vêm em turma. São incorporados para trabalhos de orientação, curas, conselhos, desenvolvimento, desmanche de trabalhos de magia e outros. Ultimamente começaram a aparecer espíritos famosos como Lampião, Maria Bonita, Corisco, Volta Seca e outros que foram cangaceiros e são utilizados para o bem ou para o mal. Como na Umbanda não se faz o mal, eles somente fazem o bem. É fácil reconhecê-los quando baixados, pois, deles ouve-se frequentemente a exclamação “Oxente!”, muito usada pelo pessoal do nordeste.

Em dias de giras de baiano, geralmente os terreiros são enfeitados com folhas de coqueiros e flores amarelas.

Sua Guia: As guias a eles referentes são feitas com contas amarelas, coquinhos, frutos e sementes de plantas do Nordeste.

Sua Bebida: Gostam de beber batida de coco, aguardente pura e água de coco. Geralmente os baianos fumam cigarros de palha.

Sua Comida: As comidas oferecidas aos baianos geralmente são farofa, carne seca, cuscuz, rapadura e doces feitos com coco.

Velas:
amarela
,
branca
,
amarela
/
preta

Saudação: É pra Bahia!

Local para entregas: pé de coqueiros
                                                              SALVE A BAHIA!

Um comentário:

  1. achei muito interessante como se preucupam em traser a paz as pessoas de tal forma

    ResponderExcluir