sábado, 15 de setembro de 2012

Dias da semana de cada guia / orixá


  Todo guia e todo orixá, tem um dia da semana em que sua vibração é maior! Pesquisei informações, e vou colocar aqui pra vocês.

Oxalá: Sexta-feira
Ogum: Terça-feira
Oxóssi: Quinta-feira
Xângo: Quarta-feira
Iansã: Quarta-feira
Iemanjá: Sabado
Oxum: Sabado
Nanã: Sexta-feira
Omolú: Segunda-feira
Caboclo: Quinta-feira
Boiadeiro: Quinta-feira
Baiano: Terça-feira
Marinheiro: Sábado
Pretos Velhos: Sexta-feira
Ibejada: Domingo
Zé Pilintra: Terça-feira
Cigano: Sexta-feira
Exu: Segunda-feira
Pomba Gira: Segunda-feira

23 comentários:

  1. eu posso tomar banho por conta propria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder até pode... Mas você tem que saber pelo menos pra que serve o banho que você está tomando

      Excluir
  2. Pode acender vela pra seu Zé dentro de casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acender vela para Zé pilintra e malandragem é desaconselhado dentro de casa como no caso de Exus. Pois são entidades que devem atuar em nossa proteção nas ruas, e arredores das casas, sendo assim externo de nossos lares.

      Excluir
    2. Exu pode da caminho , comida na sua casa , proteger vc , te aconselhar te dar o que vc merece . E tem que ficar fora da sua casa ? Vamos pensar bem no que falamos e fazemos . O preconceito vem de nós mesmo e nem percebemos . Todos os guias e orixas devem andar com vc na rua no seu lar no trabalho pois todos estão para ajudar guiar ,proteger.... então porque deixar exu o guia mais importante da sua coroa de fora da sua casa ? Vamos estudar mais !!!! E abrir a mente fazer nossos próprios conceitos a verdade e absoluta nem a minha opinião nem a sua pode ser verdade . Mais devemos pensar por nós msm e deixar o que vem passando de geração por geração . Exu é caminho ,exu e vida ,exu tem sim que tá na minha casa, andando do meu lado sempre não importa onde .

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Veja bem. Cada casa tem o seu modo de proceder. Eu sou da turma que não só pode , como se deve acender velas sim. Velas para guias, guardiões e Orixás. Para Exus e Pombagira , se não der na área externa, perto da porta de casa. Se não der perto da porta de casa, faça onde der, contanto que não seja muito perto das firmeza da direita. O importante é vc cultivar a sua conexão com a sua família espiritual e isso inclui direita e esquerda.
      Respeito, no entanto, quem pense diferente. Conheço algumas casas que pensam diferente e que fazem um trabalho maravilhoso!
      O importante é que haja coerência e honestidade na conexão com a espiritualidade.
      Axé!

      Excluir
  3. Posso acender vela pra seu ze dentro do meu quarto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro de casa você só pode acender vela pro seu anjo da guarda, que deve ficar acima da cabeça, em cima do guarda roupas ou do armário da cozinha por exemplo... Velas para os guias e orixás somente fora de casa, no quintal até pode, mas não dentro de casa.

      Excluir
    2. Quem disse isso?velas pros orixás e guias pode acender sim dentro de casa, fora de casa, só os exus, as almas e obaluae

      Excluir
    3. Pode sim acender vela pra esquerda dentro de casa, contanto que seja de frente com a porta de entrada ou nas áreas de serviço. Como fariam os que moram em apartamento???

      Excluir
    4. Já ouvi isso, que não se acesse vela, para certos orixás, hoje em dia muitos dizem que não tem nada haver!

      Excluir
  4. Hj e sexta-feira, eu sou filho de santo e tenho meu guia branco de oxalá, eu posso colocar esse meu guia hj e ir para escola e ficar com ele no dia de hj ???? Me responde por favor

    ResponderExcluir
  5. Posso faze oferenda para guias como cerveja cigarros fazendo pedidos??eu estou desenvolvendo minha espiritualidade já fiz alguns ebos e anjo da guarda..tbm

    ResponderExcluir
  6. Olá, posso fazer uma oferenda pra Zé Pilintra e deixar com a vela acesa dentro de casa na frente da imagem dele ou tem que ser na rua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo no mesmo lugar... Pode acender vela pra ele, mas as velas que têm que ser acesas com a entrega devem ser acesas junto, no mesmo lugar

      Excluir
    2. e depois faz o que? coisa as coisas que vão no "alta" joga fora, na rua? queria vender vela, e oferecer bebida! e sou de Oxóssi, queria coloca um pedaço de coco? depois faz o que? joga fora, joga na rua?

      Excluir
  7. Eu acendi vela dou a bebida dele estou falando fo Zé Pilintra, dentro da casa no meu quarto é o único lugar tranquilo e agora dos olhos curiosos, posso fazer assim e dar um agrado pra ele

    ResponderExcluir
  8. Bom dia posso aceder velas Sr Zé pilintra e posso dar a comida dele na Cafu que eu fiz enfrente a entrada da minha casa e também posso acender para preto velho também

    ResponderExcluir
  9. Como posso limpar me Zé pelintra

    ResponderExcluir