terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como devem se vestir os Médiuns?



Como devem estar vestidos os médiuns durante as sessões?

Devem usar somente o branco ou podem usar roupas coloridas? E as mulheres podem ou não podem usar calças compridas, ainda que brancas?

Podemos notar que apesar de acharmos tão simples a maneira que cada um deve vestir-se nas sessões de Umbanda, há muitas maneiras e muitas contestações.

Há casas que permitem mulheres de calças brancas e um guarda-pó à semelhança dos homens, ou mesmo um tipo de roupa que mais assemelha-se a uma bata para as mulheres e outras casas que só permitem que as mulheres usem as roupas de baiana, inclusive não deixando que assistentes do sexo feminino, se porventura, ao longo das sessões venham a ser mediunizadas, permanecerem no salão sem que lhes tenham sido colocadas saia, mesmo que por cima das próprias roupas pessoais.

Podem os Guias ao manifestarem-se tirarem camisas, ou utilizar panos atados ao peito? Normalmente isso ocorre com Guias manifestados em homens é claro.

E se quiserem trabalhar sem camisa, podem? E no caso das bebidas? Podem os Guias optar por beber diretamente na garrafa ou são obrigados a utilizar copos, taças ou cuités? E o que dizer de entidades que ao manifestarem-se pedem sandálias, sapatos, paletós, etc... Isso é correto?

A porta de um Centro Espírita, Terreiro, Roça ou Ilê, deve ficar aberta, ou seja, a frequência é liberada ou poderá ser controlado quem entra ou sai da casa, utilizando-se o método do portão fechado ou mesmo um porteiro?

A questão é puramente doutrinária e não vejo razão alguma para tantos ataques de uns aos outros. É importante que nos lembremos de um ditado muito antigo, porém muito eficaz. “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”. E o mais quente ferro que costuma nos ferir é a nossa própria língua. Como já vimos em outras conversas, a Umbanda é uma doutrina extremamente aberta que permite vários entendimentos sobre suas origens e cultos. Então também é possível que haja dentro de cada aceitação um tipo de fundamentação ou doutrina diferente e não será pelos comentários contrários ou condenações sumárias que se chegará a uma definição do que é certo ou errado.

Se o zelador entende que na sua casa não deverá ter acesso qualquer tipo de pessoa, ainda que isso de certa forma fira o entendimento de prática da caridade, não deverá ser condenado por isso, já que todos sabem o quanto de maldade e violência é hoje praticada em todos os recantos do país e, não entendo como válido tentar justificar o fato como erro, utilizando a idéia de que se lá tem guias de verdade, então teria efetiva segurança, porque cada um é que sabe onde realmente estarão seus problemas. O mesmo caso se aplica a maneira tanto dos médiuns como dos guias se vestirem. Entendo que se há respeito e verdade, não será a roupa que irá modificar as qualidades dos guias nem dos médiuns que os manifestam.

É óbvio que essas colocações não estão abrindo as portas para procedimentos totalmente fora de padrões não só espirituais ou doutrinários como normalmente aceitos pela própria sociedade. Uma casa de Umbanda é um ambiente sagrado no qual se deve ter o maior cuidado e apreço pela educação e respeito.

Roupas adequadas, principalmente na assistência, sem sombra de dúvidas, permitirão uma boa qualidade da educação e posicionamento social. No entanto, admito que cada grupo é que deverá determinar qual o tipo de roupas serão mais adequadas à assistência, assim como ao corpo mediúnico.

Eu, particularmente, tenho as minhas preferências, mas tenho irmãos que possuem outras diferentes que as minhas, mas nem por isso, suas casas deixam de ter a força e a capacidade necessária para o trabalho espiritual e a prática da caridade.

O que importa na verdade é nossa boa intenção. Quando vamos a um Centro não devemos ir com olhos de júri de moda ou costumes, e sim com olhos de amor e boa vontade.

Aí sim, a vibração do nosso modo ou do modo de quem a pratica será cada vez maior e mais bem aproveitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário